- Para ajudá-lo a se tornar um bom mestre de cerimônias de casamentos, você pode arranjar uma boa coleção de piadas de casamento que pode ajudá-lo a tornar divertida a recepção do casamento. É importante para um MC de casamento fazer os convidados ficarem à vontade e dar descontração a um ambiente de recepção muito sóbrio e até duro.
- Se você planeja contar uma piada de casamento, é importante tomar nota das muitas considerações que você tem que fazer. É importante não cometer o erro de embaraçar os noivos, seus familiares ou os convidados com suas piadas. Tenha em mente também que existem piadas que podem ofender e você deve evitar essas piadas a todo custo.
- A etiqueta apropriada deve ser observada também em recepções de casamento. Para ser MC de casamentos, você tem que estar ciente da etiqueta de casamento e ter certeza que você não cometeu nenhum dos erros que podem tornar o casamento um desastre.
- A maneira de contar suas piadas é também tão importante quanto a escolha das suas piadas. Por mais engraçada que a piada possa ser quando contada apenas a uma pessoa, poderia não soar tão bem contada para muitos. Contudo, mesmo com apenas uma piada muito clara, poderá arrancar risos e aplausos deixando sua apresentação convincente, é importante que você se prepare com antecedência. Preparação e prática são importantes.
- Certifique-se de testar o sistema de som antes do grande dia. Também saiba sobre as famílias da noiva e do noivo quais desejarão fazer pronunciamentos, discursos e assim participarão das apresentações. Preocupe-se em orientá-los, é comum não saberem sobre o uso correto do microfone e talvez não terem desenvoltura suficiente para falar em público. Um pouco de história vai certamente ajudá-lo a introduzir estas pessoas também.
- Uma coisa muito básica para se manter em mente também é verificar os nomes de família e suas pronúncias. A noiva e o noivo, bem como os clientes geralmente são específicos sobre nomes de família e suas pronúncias e com certeza, gafes sobre isso não será agradável. Ninguém gosta de ouvir seu nome especialmente de família dito de maneira estranha.
- Saiba distinguir postura e cadência do protocolo público e da colação de grau para a diferença necessária ao atender os noivos no dia do casamento. Será necessário que seja minucioso em distinguir a vontade e delicadesa da família da severidade do protocolo público.
Ser o mestre de cerimônias e não o celebrante. O MC do casamento tem que ser responsável também pelo fluxo suave e ordenado da celebração. Não é comum no Brasil a atuação do Mestre de Cerimônia de Casamento. A figura desse profissional foi confundida e misturada à figura do Celebrante. O MC de casamento tem atribuições pertinentes à apenas esse ofício, o MC deve apenas ser o apresentador que conduz o fluxo do evento, apresenta atuações, desde a participação e recepção inclusive de convidados e familiares.
Também é importante ser flexível. Há casos em que a noiva e o noivo podem ter pedidos especiais para durante o fluxo da festa de recepção, e o MC deve ser flexível o suficiente para atender às suas solicitações. Esse profissional trabalhará em sintonia com a organização do casamento (assessoria e coordenação), atendendo assim o que foi pré-definido e estabelecido no roteiro e no script.
Por agora, ficamos por aqui. Desejo a você ótima leitura. Mande seus comentários e favoreça o bom debate. Abraços, Fredh Hoss
Saiba como escolher o Celebrante do seu casamento em
http://www.ocerimonialista.blogspot.com/
Como entrevistar um celebrante de casamento. Por Fredh Hoss
2 Comentários
achei muito interessante sua forma de abordar os participantes, poderia me indicar um curso em sao paulo ou online, moro em sao jose do rio preto/sp. muito obrigado
Obrigado. Acesse nosso curso on-line em http://www.ebook.fredhhoss.com.br/curso Abraços fraternos Fredh Hoss